sol.JPG (17680 bytes)Asma
Página Anterior Página Principal Página Acima Página Seguinte

 

 

Causas da Asma

 

pulmoes.jpg (32537 bytes)

É na realidade o próprio Homem, quem, através dos séculos desequilibrou e destabilizou a sua dualidade indivisível Corpo-Mente. São múltiplas as consequências dessa tão devastadora, ansiosa, angustiada preocupação exagerada, frequentemente pelo comezinho vulgar, pelo que há-de vir, levando o indivíduo a sofrer antecipadamente, acontecimentos imaginários futuros, que podem não ser realidades. Uma das consequências fisiológicas mais generalizadas são os distúrbios respiratórios como: taquipeneia, que se manifesta por uma respiração acelerada; dispneia - uma respiração suspirosa como se existisse uma insuficiência respiratória e o indivíduo tem a sensação que o ar não chega ao fundo, por mais que inspire profundamente. Dos distúrbios respiratórios, o mais generalizado é a ASMA - uma manifestação psicossomática.

A Asma é uma perturbação da respiração caracterizada por crises de dispneia, seguidas de períodos de alívio maiores ou menores. Esta afecção respiratória é geralmente uma manifestação alérgica.

Como interfere a asma na respiração?

cascata.jpg (87748 bytes)

Nos doentes asmáticos há edema, que é uma tumefacção localizada ou generalizada causada por uma acumulação de líquidos em tecidos do organismo, e bloqueia os brônquios de menor diâmetro, e os bronquíolos devido à acumulação de mucos; os músculos que envolvem os bronquíolos contraem-se impedindo assim a passagem do ar através deles. Dada a quantidade de ar mantido nos pulmões durante um ataque de asma, os alvéolos pulmonares podem ser lesionados, levando à perda gradual da elasticidade pulmonar e dar origem a um enfisema pulmonar.

Esta doença está intimamente associada não só à asma como ao tabagismo. O enfisema pulmonar é uma doença dos pulmões caracterizada pela alteração da estrutura normal do pulmão, o que permite a entrada do ar para zonas onde normalmente não pode existir, como entre a pleura e o próprio pulmão provocando pneumotórax, que pode matar instantaneamente. O enfisema pulmonar origina falta de ar, e em casos graves a insuficiência respiratória é torturante e pode mesmo conduzir à insuficiência cardíaca. Na maioria dos casos o enfisema pulmonar é provocado pelo tabaco ou agravado consideravelmente pelo consumo do mesmo.

Este é o tipo mais vulgar de asma, designada mais correctamente por Asma brônquica e distingue-se de um outro tipo de asma associada também a respiração ofegante e ruidosa, mas de causa cardíaca. Embora de um modo geral a asma brônquica apareça na infância, pode também aparecer em qualquer idade.

A asma cardíaca embora apresente causas diferentes da asma brônquica, que é o mais frequente, ambas têm sintomas semelhantes, incluindo a respiração ofegante, ruidosa e a falta de ar.

Este breve resumo da fisiologia e mecanismo orgânico no distúrbio respiratório do asmático é um processo que pode ter profundas causas psíquicas. Há clínicos que consideram a asma uma carga hereditária, mas também há a considerar que há famílias sem características asmáticas e nela surge um indivíduo asmático. Que realidades vivenciais de origem psíquica podem tornar um Ser, que nasce normal e em determinado tempo começa com crises de asma?

Gia Carneiro Chaves

 

mail.gif (4196 bytes)Envie a sua mensagem

Página Principal ] Página Acima ] Traumas ] [ Asma ] Enxaquecas ] Onicofagia ] Bulímia ] Anorexia ] Tiques ] Manias e Fobias ] Suicídio ] Filhos Super-protegidos ] Cleptomania ] Os Filhos do Divórcio ] Cólites ] Alergias ] Tricotilomania ] A Morte ] Dislalia ] Dislexia ] Complexo de Édipo ] Pseudolalia ] Complexo de Electra ] Distúrbios de Personalidade ] Epilepsia ] Hipocondria ] Escolha Você ] Distúrbios Parassonais ] Neuroses ] A idade avançada ]

Hospedado por:

potugal.gif (1453 bytes)