sol.JPG (17680 bytes)Personalidade Histriónica
Página Anterior Página Principal Página Acima Página Seguinte

 

 

 

Distúrbios da Personalidade do 2º grupo

Ao fim de algum tempo de ausência vou continuar com os distúrbios de personalidade, alertando que não é aconselhável algumas pessoas verem-se totalmente incluídos num determinado distúrbio e surgem-me questões especialmente sobre a Paranóia sempre na mesma interrogação: "Serei paranóico? Tenho todos esses sintomas, etc., etc., etc. …". São pessoas que já se encontram doentes e a quem não lhes foi directamente feito o diagnóstico, ou pessoas que se sentem mal e não expressam os seus incomodativos mal-estares psíquicos, vivendo em perfeita confusão. A minha objectividade é dar alguma cultura, ensinar algo a milhares de pessoas que ainda se encontram perfeitamente ignorantes acerca dos complexos meandros do psiquismo e da infinitude de causas que perturbam a actividade mental, remontando a maioria delas a afastadas e às vezes longínquas infâncias.

Vou dar resumidamente uma noção sobre o que são indivíduos com:

 

Personalidade Histriónica

 

 

Esta personalidade é duma extrema emotividade e os indivíduos que a possuem necessitam ser o centro das atenções, adoptando qualquer meio para atingir os seus fins, como comportamentos provocatórios de sedução sexual, por vezes inadequados. Normalmente utilizam a aparência física que é cuidadosamente tratada conforme as pessoas e as situações para tornar-se exuberantemente chamativa para mais facilmente atrair sobre si as atenções. Exercitou ao longo do tempo discursos convincentes que impressionam as pessoas a quem se dirigem, e muda de tema para tema conforme a pessoa, sempre convincentemente declamado, mesmo na maior das mentiras. Cada pessoa a quem se dirige é sempre uma mudança radical de postura e discurso, numa forma exageradamente emotiva e atraente.

teatro.jpg (4368 bytes)

Na verdade é um soberbo actor teatral no palco da Vida! No entanto é duma fraca personalidade, facilmente influenciável, especialmente pelos que têm características semelhantes, e deixa-se também influenciar muito facilmente pelas circunstâncias que lhe convém. São os que baralham e enganam facilmente os médicos, ou psiquiatras, saindo vitoriosos do seu tão malabarístico e emotivo poder de convencer.

A personalidade histriónica é mais característica nas mulheres ou nos homens efeminados, mas muito especialmente nas mulheres. Facilmente representam um grande amor mesmo que nada sintam. Os namorados são facilmente atraídos, e neste campo a faceta teatral pode ir do deslumbramento do mais feliz enamoramento, aos tremendos conflitos que mascara com desesperos dignos da mais profunda compaixão. O histriónico tem dificuldade, senão quase impossibilidade de lidar com a sua própria identidade, porque como disse ele confunde todos os que quere confundir, sem se aperceber que está a confundir-se cada vez mais a ele próprio.

Caminha sem se dar conta para uma perturbação dissociativa da identidade, ou melhor pelo que tecnicamente se chama personalidade múltipla, que mais tarde irei detalhadamente mencionar.

É muito difícil diagnosticar este distúrbio de personalidade, pela sua fortíssima arte teatral de enganar num parecer consoante as circunstâncias e as conveniências. Perderam ao longo da caminhada a consciência do Ser! Parecer ... numa constante e firme vontade de atrair as atenções, em atitudes sempre emotivas e convincentes... Será que são mais felizes os possuidores da personalidade histriónica?!...

 

 

Para finalizar os distúrbios de personalidade do 2º grupo, vou agora dar resumidamente uma noção do que é:

O Narcisismo

 

Este distúrbio é característico das personalidades imaturas e egocêntricas e também define um amor que somente deseja a sua própria auto-satisfação. O nome dado a este distúrbio – Narcisismo – é originário do nome do lendário jovem grego – Narciso, que segundo a lenda se apaixonou pela sua própria imagem quando se observava reflectido na água. Tão concentrado e obcecado estava no enamoramento da sua imagem reflectida na água, que um dia, segundo a lenda, caiu nela e afogou-se. Foi pois Narciso que deu o nome a um distúrbio de personalidade cuja característica mais forte é o egocentrismo.

narcisismo.jpg (22874 bytes)

O Narcisismo revela também um excesso de amor próprio. Segundo a teoria psicanalista ao longo do desenvolvimento normal de qualquer criança existe um estádio durante o qual o seu Ego toma grandes dimensões e vibra em grandiosidade e sente-se mesmo omnipotente. Esta fase é extremamente importante, porque se neste período surgem dificuldades emocionais e de relacionamento podem originar vários distúrbios e distorções nas relações com os outros, e distorção também no autoconceito, sendo origem do aparecimento de núcleos narcísicos da personalidade.

O narcisismo pode ser alimentado pelo mundo que rodeia o indivíduo, porque este sente que muitas pessoas o amam pela sua beleza, o seu encanto atractivo, e todos os seus dons excepcionais. Manifesta-se com frequência nas mulheres belas que amam a sua própria beleza. Também os homens que vivem intensa e frequentemente como astros sob as luzes da ribalta, os aplausos efervescentes e constantes do público que os admira, podem ficar sujeitos a manifestações de narcisismo.

O distúrbio da personalidade narcisista pode ser também considerado por sentimentos de forte auto-valorização, e uma premente necessidade de atenção, elogios, adoração, bajulação. Apresenta psicologicamente uma incapacidade de aceitar críticas que vão contra os seus conceitos, e muito menos qualquer derrota, e ainda dificuldade de relacionamento com outras pessoas. Sente-se muito acima de todos.

Além de egocêntricos, são também egoístas levando-os a ignorar os sentimentos e necessidades dos outros. São portanto naturalmente individualistas, e se não têm a atenção de que se acham merecedores, sentem-se hostilizados e injustiçados.

Esta humanidade em perfeita decadência de valores, não se apercebe que foi perdendo ao longo dos tempos os ingredientes válidos que preenchem a Vida, constróem a Paz, alicerçam a Solidariedade entre os Homens, e transformariam o planeta num paraíso e não no inferno das guerras?!

 

 

Gia Carneiro Chaves

mail.gif (4196 bytes)Envie a sua mensagem

Página Principal ] Página Acima ] Personalidade ] Esquizóide ] Paranóia ] [ Personalidade Histriónica ] Distúrbios do 3º grupo ] Distúrbios Dissociativos ] Distúrbio Anti-Social ]

Hospedado por:

potugal.gif (1453 bytes)