sol.JPG (17680 bytes)Onicofagia
Página Anterior Página Principal Página Acima Página Seguinte

 

 

 

Tenho abordado muitos temas científicos, sem poder dar-lhes o conteúdo profundo que desejaria, temas mais notoriamente fisiológicos, orgânicos, embora provando que factores de ordem psíquica deterioram o corpo. Mas nem sempre essas mesmas causas psicológicas, como especificamente a falta de afecto, provocam somente anomalias orgânicas.

Por vezes o factor emocional deriva para outro tipo de reacções, originando outras consequências como auto-compensações deformadas e deformadoras, com todas as manifestações prejudiciais não só ao indivíduo como também à sociedade.

Nessas Somatizações psicogénicas por autocompensação poderemos enumerar, entre outras, a Onicofagia, a Dislalia, a Pseudolalia (hábito incontrolável de mentir), os Tiques, a Cleptomania, a Homossexualidade, a Toxicomania e a Bulímia.

Comecemos pois pela Onicofagia - que não é mais que o hábito de roer as unhas, e que na realidade não é uma questão tão simples como a nossa sociedade a considera. Não é um simples hábito como empiricamente se afirma, mas um sintoma de alguma perturbação na sua estrutura psicológica. Este aparente hábito inicia-se com um processo emocional conflituoso, inconsciente por vezes, especialmente tendo como causas primordiais a falta de atenção dos pais, que se limitam na sua azáfama quotidiana, a alimentar as crianças organicamente o melhor que podem e sabem, a preocupar-se por vezes com muita ansiedade com a higiene e o melhor vestuário que lhe podem dar. Mas ... tão cheios de procupações laborais e domésticas, tão apressados nos seus horários, muitas vezes condicionados por programas televisivos, que ignoram os olhares suplicantes e chamativos das suas crianças, os seus chamamentos de atenção por vezes agessivos e incomodativos, que originam as reacções não desejadas, como críticas, ralhos e gritos. Por vezes os conflitos surgem entre o casal, que extravasam em discussões testemunhadas pelas pequeninas mentes amedrontadas!

Por estatísticas bem comprovadas estas situações têm aumentado de ano para ano, provocando nas crianças insegurança, instabilidade psíquica e medos ... que, através duma forte ansiedade, gera o mecanismo motor e os dedos são levados à boca num chamamento de atenção e num sistema de autocompensação. As unhas, nos seres humanos com continuada onicofagia, acabam por ser inexistentes, situação que se pode prolongar pela idade adulta, o que é de considerar como bastante grave. A ansiedade é uma constante gerando angústias incontroláveis.

Actualmente a onicofagia está bastante alastrada e, por vezes, é acompanhada de tiques e manifestações gestuais semelhantes. Considera-se a nível científico que o acto de roer as unhas é também um mecanismo de defesa, uma forma de agressão, uma reclamação contínua de atenção e de afecto. Quando os ingredientes psíquicos afectivos adequados são ministrados, as ansiedades, inseguranças e medos vão gradualmente desaparecendo, e o hábito de roer as unhas é esquecido.

Não só em criança pode surgir este desagradável processo. Responsabilidades excessivas para além das potencialidades e capacidades do indivíduo, que criam os medos e angústias, podem gerar a onicofagia que surge em qualquer estado etário, como forma de agressão inconsciente contra quem lhe imputa essas responsabilidades excessivas, e assumidas conscientemente pelo indivíduo, convicto que é o que quer, até por uma auto-afirmação ou inflacção do Ego.

Toda a carência profunda de afectividade, de compreensão, de atenção, gera uma angustiante ansiedade que afecta as estruturas psíquicas.

A onicofagia expressa sempre um desequilíbrio emocional.

Gia Carneiro Chaves

 

mail.gif (4196 bytes)Envie a sua mensagem

Página Principal ] Página Acima ] Traumas ] Asma ] Enxaquecas ] [ Onicofagia ] Bulímia ] Anorexia ] Tiques ] Manias e Fobias ] Suicídio ] Filhos Super-protegidos ] Cleptomania ] Os Filhos do Divórcio ] Cólites ] Alergias ] Tricotilomania ] A Morte ] Dislalia ] Dislexia ] Complexo de Édipo ] Pseudolalia ] Complexo de Electra ] Distúrbios de Personalidade ] Epilepsia ] Hipocondria ] Escolha Você ] Distúrbios Parassonais ] Neuroses ] A idade avançada ]

Hospedado por:

potugal.gif (1453 bytes)