sol.JPG (17680 bytes)Tricotilomania
Página Anterior Página Principal Página Acima Página Seguinte

 

 

 

Alguém me questionou sobre a Tricotilomania, um tema pouco comentado e que é incluído nos distúrbios de controle dos impulsos, que não é mais que a impossibilidade de resistir a uma forte tentação ou tendência impulsiva de praticar um acto perigoso para o próprio indivíduo ou para outros, mas que proporciona ao indivíduo uma sensação agradável de prazer, gratificação ou alívio.

Tricotilo1.jpg (3108 bytes)

A Tricotilomania é um hábito de puxar constantemente o seu próprio cabelo. Por vezes, algumas crianças quando enfurecidas ou revoltadas, por se sentirem agredidas, injustiçadas, ou por somatização de rebeldia, perante uma situação de agressão puxam pelos cabelos, arrepelam-se ao mesmo tempo que gritam sem controle.

Muito resumidamente vou dar uma ideia do que significa aquilo a que normalmente se chamam birras. São vulgares nas crianças pequenas, podem ocorrer entre os 14 meses e os 4 anos, e são geralmente de frustração e cólera. Além de gritarem, puxarem os cabelos, dão pontapés desenfreadamente, cospem, mordem, chegam a ficar roxas, suspendem o fôlego durante as birras, e em casos raros perdem a consciência momentaneamente - espasmo do choro. Pode ser a célula básica, nalgumas situações da Tricotilomania, porque a somatização de frustrações angustiantes, de desesperos infantis não compreendidos, de situações de pânico ignorados podem degenerar em graves perturbações da personalidade, e mais tarde em graves distúrbios mentais. Nem sempre as causas responsáveis serão totalmente as agonias, frustrações, raivas, fúrias descontroláveis das infâncias, mas têm o seu peso na continuidade do processo. Sabe-se que a Tricotilomania pode estar associado a um atraso mental grave ou ligeiro ou a doença psicótica como a esquizofrenia. O atraso mental que é uma capacidade intelectual diminuída que resulta duma insuficiência permanente ou progressiva para enfrentar as situações normais da vida e pode ter como causas as já apontadas, que dão um chamado atraso mental ligeiro, em que factores ambientais de maus tratos imperam e também uma alimentação deficiente, muito más condições de vida e de higiene apontam para estas situações de atraso mental em que as pessoas têm um QI abaixo de 70. Nestes atrasos estão incluídas as crianças com profundas perturbações psicológicas sendo uma manifestação externa da sua extrema ansiedade angustiante e frustrações de sofrimento contínuas. Além destes atrasos mentais de profundos distúrbios psicológicos há os atrasos graves de QI inferior a 50, e a sua incidência é universal e idêntica em todas as classes sociais como o síndroma de Down (mongolismo) e outras enfermidades congénitas. Muito mais poderia falar sobre este assunto de "atrasos mentais" mas a minha intenção é dar algum conhecimento de temas mencionados, mais importantes associados à Tricotilomania.

Especificamente o paciente puxa, enrola e arranca tufos de cabelo do couro cabeludo deixando peladas. Ocasionalmente arranca também pêlos das pernas, pêlos púbicos deixando feridas.

Tricotilo2.jpg (2716 bytes)

Há crianças que chegam a comer o cabelo removido que pode formar uma bola no estômago, conhecida clinicamente por Tricobezoar e que poderá causar disfunção digestiva, sendo Bezoar um aglomerado de alimentos, muco, fibras vegetais, cabelos ou outros materiais não digeríveis que se formam no estômago.

estomago.jpg (16500 bytes)

Os bezoares podem causar perda de apetite, obstipação, náuseas, vómitos e dores no abdómen. Se passarem para o intestino, podem provocar uma obstrução no tracto intestinal.

O tratamento para a Tricotilomania, que depende da doença subjacente varia desde psicoterapias adequadas que, seja que doença subjacente existir são indispensáveis, até aos fármacos anti-psicóticos. Se o processo da Tricotilomania começa na adolescência e vai até adulto é geralmente causada por perturbações psicológicas e graves distúrbios emocionais nascidos nas infâncias desencadeando-se o processo na adolescência. As psicoterapias adequadas ao caso e alguns produtos de medicina natural podem ajudar a recuperação. E neste Universo Humano continua-se a informar, a tentar suavizar o sofrimento que frequentemente é filho da ignorância.

 

Gia Carneiro Chaves

mail.gif (4196 bytes)Envie a sua mensagem

Página Principal ] Página Acima ] Traumas ] Asma ] Enxaquecas ] Onicofagia ] Bulímia ] Anorexia ] Tiques ] Manias e Fobias ] Suicídio ] Filhos Super-protegidos ] Cleptomania ] Os Filhos do Divórcio ] Cólites ] Alergias ] [ Tricotilomania ] A Morte ] Dislalia ] Dislexia ] Complexo de Édipo ] Pseudolalia ] Complexo de Electra ] Distúrbios de Personalidade ] Epilepsia ] Hipocondria ] Escolha Você ] Distúrbios Parassonais ] Neuroses ] A idade avançada ]

Hospedado por:

potugal.gif (1453 bytes)